barra14.jpg

Depoimentos

“Narra quem Sabe”
Canal  Fox Sports

A Fonoevidence foi responsável pela escolha das profissionais que participaram do concurso “Narra quem Sabe”, dos canais FOX SPORTS em 2018.

De 300 inscrições recebidas, 6 foram selecionadas, dentre elas Natalia Lara - atual narradora dos canais ESPN e Fox Sports - elas participaram do treinamento intensivo de aprimoramento da narração. Foram trabalhados os aspectos de técnicas de narração, qualidade da voz, postura de narração, dicção e repertório. Três dessas narradoras foram contratadas para a Copa do Mundo da Rússia pelos canais Fox Sports. Foram elas: Renata Silveira, Manuela Avena e Isabelly Morais. Atualmente, Renata Silveira é narradora dos canais Sport TV, Manuela Avena no SBT Bahia e Isabelly Morais na BAND. São 3 talentos da narração do futebol que tivemos o prazer de contribuir para a comunicação profissional e poder acompanhar de perto o avanço da mulher em mais uma profissão que, até então era de domínio dos homens. Assistir um jogo de futebol narrado por uma mulher e poder contribuir para a participação igualitária e com a mesma competência, é uma alegria!

trio_edited.jpg

As 3 vencedoras do "Narra quem Sabe" Fox Sports: Renata, Isabelly e Manuela// Imagem: Divulgação/Fox Sports

Renata Silveira

Narradora nos canais Sport TV

O projeto “Narra quem Sabe” foi a minha escola, onde eu aprendi tudo e vivi diversas experiências.

O trabalho com as fonoaudiólogas eu não conhecia muito e não tinha nenhuma noção de como iria me ajudar. Foi a maior surpresa que tive no processo. Além dos cuidados com a voz, exercícios para fazer antes dos jogos, exercícios para melhorar o improviso e vocabulário e achar a versão mais bonita da voz.

Trabalho essencial para todos que trabalham com a voz.

Manuela Avena

Narradora no SBT Bahia

Tive a oportunidade de conhecer Mari e Vanessa na Copa de 2018, nos canais Fox Sports, um momento especial e desafiador.

Com elas pude aprimorar e treinar a voz para o caminho da narração, além de desenvolver a dicção, controlar o som e respirar melhor. O crescimento foi proporcional ao desafio e de suma importância para que os objetivos fossem alcançados.

Isabelly Morais

Narradora na Band

Narrei pela primeira vez no rádio. Na época, não conhecia minha voz como depois passei a conhecer com a Mari e a Vanessa, no processo do Narra Quem Sabe, dos canais Fox Sports. Antes, eu não imaginava como o acompanhamento com uma fono pudesse transformar tanto a minha narração. Com as atividades diárias e os aquecimentos corretos, passei a narrar com muito mais segurança. Passei a ter uma voz com uma imposição melhor e um desgaste bem menor. Falo que o Narra Quem Sabe mudou minha vida, e muito disso eu credito aos anjos que cuidaram da nossa voz. Falar é bom, falar com preparo é muito melhor.

Natalia_Lara.jpg

Natalia Lara: 1 das 6 finalistas do "Narra quem Sabe" // Imagem: Divulgação/Fox Sports

Natalia Lara

Narradora nos canais ESPN e Fox Sports

O Narra Quem Sabe foi onde eu efetivamente comecei a narrar, onde tive o primeiro contato profissional com o que significava e como desempenhar essa função. Um treinamento intensivo e de muita prática que eu tive o privilégio de poder fazer. E com todo o acompanhamento da Fonoevidence com Mari e a Vanessa, com as sessões de fono e reuniões de críticas construtivas, eu descobri a minha voz da narração. Aprendi como dar emoção de forma certa e em quais momentos, como melhorar minha articulação, meu vocabulário, fiz exercícios de respiração importantíssimos que não só melhoraram o meu fôlego, mas também os que utilizo até hoje para concentração e momentos de ansiedade. Eu digo que entrei lá uma profissional e saí outra completamente diferente, mais completa, consciente e experiente.

Roberta_Setime.jpg

Roberta Setime

Repórter e Apresentadora 

Conheci a Mariana e a Vanessa no Fox Sports, onde trabalhei durante 3 anos como Coordenadora de Produção, repórter e apresentadora. Sempre digo que na minha carreira existe o antes e o depois dessas duas. Minha evolução foi incrível, o que me abriu muitas portas na emissora e na minha carreira internacional também. Elas vão muito além da voz (que cuidam com excelência). Suas técnicas impactam a confiança, desenvoltura, o jeito como encaramos e exercemos a Comunicação. Em trabalhos anteriores, já tinha feito sessões com outras fonoaudiólogas, mas nada se compara ao resultado que eu tive com a Mariana e a Vanessa. Elas conseguiram me mostrar como usar a minha voz e as suas características a meu favor e me mostraram ferramentas corporais incríveis para dar autenticidade à minha performance. Sou eternamente grata a elas e recomendo de olhos fechados!

Roberta Setime // Imagem: Divulgação/Fox Sports

Marcelo Couto

Diretor de Marketing da Raizen

Janete Heidrich
Diretora de Marketing do Shopping Santa Cruz

O resultado do treinamento superou todas as expectativas. Após o treinamento a comunicação interna melhorou 100% e, além disso contribuiu para o crescimento profissional dos colaboradores envolvidos.

Ana Lucia Saraiva

Gerente Sênior de Relações Cientificas da BAT Brasil

Regina Maia.jpg

Regina Maia 

Executiva de comunicação

Com muita sensibilidade e assertividade. É assim que a Vanessa conduz os trabalhos com os clientes. Ao colocar um espelho na tua frente (de forma metafórica, claro), ela vai levantando todos os pontos – da postura corporal até cada uma das palavras, passando pelas expressões faciais, tom de voz, forma de pronunciá-las – que farão de você um comunicador mais efetivo a cada dia. Um dos diferenciais do trabalho da Vanessa está no fato de ela não olhar somente a forma, mas também o conteúdo e o cenário. Ela se aprofunda junto com você no conteúdo, no objetivo que gostaria de atingir e a reação esperada e junto contigo desenvolve a melhor forma de passar a mensagem. Foca em uma comunicação não-violenta e em mensagens certeiras.   
Chamei a Vanessa para desenvolver um trabalho de aprimoramento com diversos executivos de companhias pelas quais passei e tenho orgulho de vê-los hoje e notar as melhoras substanciais em sua comunicação, proporcionadas por esta jornada.

Tatiana Borges Ribeiro Sangalli

Marketing Fit4

Foi uma verdadeira conquista e gratificação imensurável por parte de todos, desde a Diretoria que concordou com o treinamento e acreditou no que foi passado, ao funcionário que se realizou observando sua evolução pessoal e profissional.

Carla Simas

MAssistant to General Council Legal Operations CH Americas 

Brazil and Wider Latam

Excelentes ideias e projetos podem ser totalmente ignorados, e até mal compreendidos, se não comunicados adequadamente. O trabalho desenvolvido pela Fonoevidence me auxiliou muito na elaboração de situações complexas, tornando a comunicação das mesmas muito mais clara, efetiva e estruturada. Além disso, a abordagem técnica da fala e de suas nuances é um diferencial importante. A Vanessa aborda não apenas questões de conteúdo mas também de forma. Isso me possibilitou identificar características da minha maneira de falar que até então desconhecia. Hoje consigo colocar a atenção necessária no tom de voz, vícios de dicção e velocidade com que me comunico verbalmente.

Yanir Karp
Sales Director CH Brazil
GSK ConsumerHealthcare

Vanessa é uma ótima coach! Ele trabalha tendo em conta diversos aspectos com métodos e feedbacks muito assertivos. Por outro lado tudo dentro de um marco de respeito e cuidado. Obrigado!

Marcelo Zanini

Repórter da TV Brasil

Eu procurei o trabalho da Vanessa Pedrosa porque já a conhecia da época em que trabalhei na Record alguns anos atrás e sempre ouvi elogios dos colegas sobre ela. Em quase um ano, percebi uma enorme melhora no meu trabalho. Até a postura muda quando a voz está em dia e é projetada da maneira correta. Os exercícios e as dicas são muito importantes porque são direcionados e posso trabalhar cada obstáculo. Acho essencial todo repórter procurar o trabalho de uma fono. Os ganhos são muitos e visíveis todos os dias. É impressionante como minha voz ganha força e fica outra depois dos exercícios. Minha articulação também mudou muito. Vale a pena o investimento! Além de uma excelente profissional, a Vanessa é uma ótima pessoa.