
Sala de Imprensa
As negociações entre os líderes
Ter o domínio das habilidades de comunicação é vantagem competitiva


As negociações entre os líderes
Ter o domínio das habilidades de comunicação é vantagem competitiva
Não importa o cargo que vocé ocupa ou o tipo de empresa em que trabalha, as habilidades de comunicação são fundamentais para o sucesso nas negociações. pois elas dependem de uma comunicação eficiente. E para isso, os interlocutores devem dominar algumas habilidades com consciência.
As competências de comunicação envolvem conhecimentos do corpo, postura, expressões faciais, tom volume e modulação da voz, velocidade e dicção dos sons da fala. Também abrangem organização das frases, vocabulário, capacidade de ouvir o que está sendo dito e interpretar o comportamento do interlocutor, aptidão para fazer perguntas esclarecedoras, além de sua preparação antes da negociação.
Então. ao se preparar para uma negociação tenha em mente algumas estratégias que podem ajudar:
- Esteja pronto para uma troca. Identifique claramente seu objetivo e o do seu interlocutor. Conheça-o, bem como a forma que ambos podem interagir. Alguns cursos de técnicas de negociação podem ajudar. Tenha em mente um esboço claro do que deverá dizer e prepare-se emocionalmente para ser confrontado. Faça um mapa dos principais pontos que devem ser falados.
- Ouça atentamente o que está e o que não está sendo dito verbalmente.
- Avalie a comunicação não verbal, o grau de confiança, a tranquilidade e as intenções de seu interlocutor.
- Controle o volume e o tom de voz. Uma voz muito alta determina agressividade. Uma voz muito aguda pode representar insegurança. Mantenha postura ereta, olhe seu interlocutor nos olhos e com atenção. Não demonstre impaciência ou irritação.
- Demonstre claramente entender o que está sendo dito. Você não Precisa concordar.
- Peça esclarecimentos sobre o que não entendeu. Essa atitude demonstra autocontrole.
- Concentre-se em criar um acordo positivo para ambos. Evite mostrar superioridade tanto na comunicação verbal quanto na não verbal.
Bons negócios.
Vanessa Pedrosa, PhD
Fonoaudióloga e coach em Comunicação