barra8.jpg

Sala de Imprensa

As negociações entre os líderes
Ter o domínio das habilidades de comunicação é vantagem competitiva

As negociações entre os líderes
Ter o domínio das habilidades de comunicação é vantagem competitiva

Não importa o cargo que vocé ocupa ou o tipo de empresa em que trabalha, as habilidades de comunicação são fundamentais para o sucesso nas negociações. pois elas dependem de uma comunicação eficiente. E para isso, os interlocutores devem dominar algumas habilida­des com consciência.

 

As competências de comunicação envolvem conhecimentos do corpo, postura, expressões faciais, tom volume e modulação da voz, velocidade e dicção dos sons da fala. Também abrangem organização das frases, vocabulário, capacidade de ouvir o que está sendo dito e interpretar o comportamento do interlocutor, aptidão para fazer perguntas esclarecedoras, além de sua preparação antes da negociação.

 

Então. ao se preparar para uma negociação tenha em mente algumas estratégias que podem ajudar: 
 

- Esteja pronto para uma troca. Identifique claramente seu objetivo e o do seu interlocutor. Conheça-o, bem como a forma que ambos podem interagir. Alguns cursos de técnicas de negociação podem ajudar. Tenha em mente um esboço claro do que deverá dizer e prepare-se emocionalmente para ser confrontado. Faça um mapa dos principais pontos que devem ser falados. 

 

- Ouça atentamente o que está e o que não está sendo dito verbalmente. 

- Avalie a comunicação não verbal, o grau de confiança, a tranquilidade e as intenções de seu interlocutor. 

 

- Controle o volume e o tom de voz. Uma voz muito alta determina agressividade. Uma voz muito aguda pode representar insegurança. Mantenha postura ereta, olhe seu interlocutor nos olhos e com atenção. Não demonstre impaciência ou irritação.

 

- Demonstre claramente entender o que está sendo dito. Você não Precisa concordar.

 

- Peça esclarecimentos sobre o que não entendeu. Essa atitude demonstra autocontrole.

 

- Concentre-se em criar um acordo positivo para ambos. Evite mostrar superioridade tanto na comunicação verbal quanto na não verbal.

 

Bons negócios.
 

Vanessa Pedrosa, PhD 
Fonoaudióloga e coach em Comunicação

barra.png

Siga a Fonoevidence nas redes sociais:

Comunicação para a vida

Avaliações: (11) 98135-1865

ou contato@fonoevidence.com.br