top of page
Blog Fonoevidence

Nosso BLOG

canal direto

A maturidade e a velocidade da fala


É muito comum adolescentes que falam rápido e ofegante. Esse comportamento pode transmitir a sensação de que as mensagens precisam ser transmitidas rapidamente ou ninguém vai continuar escutando.


É natural observamos esse comportamento quase ansioso na fala dos jovens. Eles querem viver! E se possível, viver tudo com urgência. Ainda mais nos dias de hoje com o excesso de informação e essa sociedade “fast-food”: que atende aos desejos por comida, roupas e até encontro casual por aplicativo.


Desse jeito, conviver com a “espera” e o “tempo do outro”, fica mais difícil. É necessária uma capacidade linguística muito desenvolvida para poder processar de maneira adequada todas as informações recebidas sobre um assunto e elaborar uma fala estruturada, organizada e coerente. A maturidade linguística envolve

competências como estruturação de ideias, argumentação, controle dos gestos, assertividade, contato visual e a preocupação em “escutar” ao invés de apenas ouvir.


No caso dos jovens, o desenvolvimento da capacidade linguística faz parte das funções executivas do cérebro. O córtex é a área cerebral responsável pela função executiva linguística. O desenvolvimento cerebral acontece até por volta dos 25 anos.


Assim, a fala e a linguagem apresentam a mesma capacidade de desenvolvimento. Até lá, é muito comum observarmos uma fala com articulação e dicção pouco precisas, velocidade de fala aumentada, respiração curta e levemente ofegante, pouca variação do tom ao longo do discurso, e intensa variação tonal em situações de expressão de fortes emoções.


Em 2017 a Fonoevidence apresentou no The Voice Foundation, simpósio anual para profissionais da voz, realizado na Filadélfia, Estados Unidos, uma pesquisa feita com os 50 Youtubers mais famosos do Brasil e com os 50 maiores do mundo. O objetivo era avaliar exatamente o padrão de fala desses comunicadores. Foi observado que a maioria tinha os jovens como público-alvo, sendo os youtubers, da mesma faixa etária. 80% desses comunicadores tinham padrão de comunicação como descrito acima. Não havia a consciência da necessidade de

uma mudança no padrão da fala, para realmente serem compreendidos.


Um pouco antes a mesma plataforma contratava fonoaudióloga para oferecer treinamento para esses mesmos Youtubers no Brasil, já entendendo que aquele padrão poderia prejudicar a qualidade dos relacionamentos entre influenciadores e público. Essa realidade não é esperada para profissionais nos ambientes de trabalho. É natural que quando amadurecemos também aprimoramos nosso processo de comunicação em todos os aspectos.


Ao chegarmos a fase adulta também temos o repertório de literatura ampliado, o que melhora nossas habilidades de comunicação e agrega ao vocabulário.


É importante avaliar como é sua comunicação e o quanto ela afeta ou contribui para sua carreira e vida pessoal. Alguns exercícios planejados estrategicamente auxiliam os falantes a melhorar sua capacidade de comunicação, velocidade de fala e assertividade com bom impacto. Em casa, leia um texto em voz alta e escute como você lê.


Como você pronuncia as sílabas? E o volume de voz está sempre audível? E a velocidade de fala é média, adequada ao conteúdo? De posse dessas respostas, você pode buscar orientações específicas para aprimorar sua fala em diversas situações da vida. Outro exercício muito bom é observar como se comportam os bons falantes. Observe como é a velocidade de fala e a pronúncias dessas pessoas. Seu padrão de fala está muito distante de modelos considerados bons?


Não se esqueça, quem se comunica bem é mais feliz.


Um sonoro abraço,




bottom of page