Vanessa Pedrosa, PhD
Fonoaudióloga e Coach em Comunicação Humana
Nossas atitudes diante dos problemas, dificuldades e conflitos mostram muito sobre quem somos.
Os conflitos são boas oportunidades para nos conhecermos melhor e nos desenvolvermos.
Naturalmente, temos as pessoas otimistas, pessimistas, negacionistas, proativos, reativos. Cada uma delas, com um tipo de resposta diferente.
Sabermos melhor quem somos nos ajuda a trilhar com mais precisão caminhos seguros de resolução, nos acolhermos com as dificuldades e como consequência, administrar nossa imagem diante das pessoas que convivemos no ambiente pessoal e profissional. Por isso, precisamos nos dispor de elementos mais objetivos para realizarmos uma autoavaliação eficiente.

Imagens Google
A autoavaliação é uma habilidade que nos exige atividade complexa e de abertura. Essa avaliação permite prestar atenção nos detalhes do problema, como esse problema demandará uma atitude e se precisamos de tempo para analisar e dar uma resposta ao conflito ou problema. Isso exige inteligência emocional e foco. A inteligência emocional é a possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio. É por meio da autoavaliação da sua comunicação que você terá mais poder para se conhecer e expressar seus sentimentos, vontades e as soluções dos problemas.